Workshop - Implementação do BIM


O Comitê de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná (Sinduscon/Paraná-Oeste), em parceria com a CBIC, o Senai e o Sebrae realizou no último dia 28 de setembro, na sede do sindicato, em Cascavel (PR), o Workshop “Implementação do BIM – Building Information Modeling”. O evento contou com a presença de engenheiros, arquitetos e profissionais da construção civil, interessados em aderir à plataforma.  “Um evento esclarecedor sobre a metodologia que está mudando a forma de construir. É um caminho sem volta”, mencionou o coordenador do Comat, Ricardo Lora.

A CBIC deu início ao programa de disseminação do BIM em 2015. Além de uma cartilha e da coletânea de implementação do BIM para construtoras e incorporadoras, ela desenvolveu o evento que circulará por dez cidades no Brasil, entre elas Cascavel. “Queremos democratizar e disseminar a plataforma. O BIM pode ser considerado uma inovação mais complexa que outras e exige, de fato, uma boa preparação, estudo e prática pelas empresas e nós estamos aqui para ajudar nisso”, mencionou a gestora dos projetos de inovação e tecnologia da CBIC, Raquel Ribeiro, durante o evento.

O arquiteto e consultor BIM da CBIC, Rogério Suzuki, explicou os principais conceitos da plataforma e mostrou o conteúdo da coletânea BIM, criada pela CBIC e pelo Senai Nacional. “O evento também tem o objetivo de criar grupos de trabalho para implementação. Cascavel já sai na frente mais uma vez, porque aqui já temos um”, elogiou.

Andres Fatoreto, da Bentley Systems Brasil, explicou os benefícios da migração para o BIM e apresentou cases de sucesso da Engevix, da Matec e da Sabesp. Segundo ele, todas elas estão satisfeitas com a adesão e com os benefícios obtidos, desde a agilidade na elaboração de projetos até a rentabilidade. “O BIM não é um software, é uma metodologia de trabalhado suportada pela tecnologia. Adotá-la, principalmente nesse momento de crise, é uma oportunidade para as empresas estarem prontas e mais competitivas para o novo ciclo do segmento que está por vir”.

Já o arquiteto Ricardo Cardial, representante da Autodesk, criadora do Autocad, disse que o conceito BIM existe há muitos anos, mas apenas há pouco tempo com aparato tecnológico à disposição. Segundo ele, o maior desafio para implantação é melhorar a relação entre as empresas. “As empresas precisam mudar a forma de contratação. Em vez de procurar um desenho, ela deve entender que é muito melhor adquirir um modelo inteligente de projeto, o que traz diversos benefícios”, disse.

O secretário de Planejamento de Cascavel, Fernando Dillenburg, declarou que a prefeitura da cidade tem interesse em ser parceira na implementação do BIM.

Categorias

Facebook

Twitter

Acompanhe, curta, compartilhe