Obras com identidade



Criada para fazer “diferente”, a Construtora Bastian e Lora fez muito mais do que isso. Em menos de dez anos, já imprimiu seu nome na história da cidade e planeja um futuro com uma regra muito clara: ser fiel a seus valores



Ter uma obra com a assinatura da Bastian e Lora, hoje, é a parte visível de um sonho que nasceu há quase uma década a partir da visão empreendedora de dois jovens: Willian Bastian, estudante de Administração e Ricardo Lora, de Engenharia Civil. Amigos de infância, seguiram áreas diferentes, mas acabaram se encontrando no estágio em uma outra construtora. 


Lá, durante as obras de um condomínio popular, começaram as primeiras linhas de um projeto inovador. Ambos sabiam exatamente o que “não” queriam. Não se tratava de abrir uma construtora simplesmente. Tinha de ser diferente. Mas, afinal, o que significava ser diferente? Para responder a essa pergunta, só há uma maneira: estudar.


Já formados, se matricularam no MBA de Gestão Empresarial da Fundação Getúlio Vargas e descobriram que, assim como uma obra precisa de planejamento, uma empresa também. Antes de qualquer coisa, montaram um plano de negócios e um planejamento estratégico. Com os pés no chão, compraram um terreno, alugaram um teodolito e foram a campo fazer as medições para o primeiro edifício, o Orion. 


É claro, nem precisa falar que esta reinvenção exigiu horas e horas de esforço e muita criatividade. Quem os conhece deve se lembrar das simulações que faziam.


Sem recursos para fazer um apartamento decorado, desenhavam o projeto no chão com fita crepe e simulavam toda a movimentação nos ambientes, fosse cozinhando ou tomando banho. Cada centímetro era milimetricamente pensado. “Com isso, analisávamos os pontos críticos da arquitetura, ou seja, tudo o que podia dar errado”, explica Ricardo Lora. Além de feeling, investimento em pesquisa de mercado. Inicialmente, eles próprios faziam isso. Conheciam todos os empreendimentos da cidade e nada escapava à velha tabela, desde metragem a número de vendas. 


Foi assim, sem alarde, que a Bastian e Lora criou sua identidade. Da pequena sala comercial e dos imóveis para incorporação, foram trazendo novos profissionais, agregando diferentes competências e investindo projetos comerciais e industriais. Vieram para a sociedade o irmão de Ricardo e também engenheiro civil, Leonardo, e a irmã de William, a advogada e corretora Kiscia Bastian. 


Aqui, num português muito simples, está o DNA da empresa: eles nunca pararam de estudar e acumulam em seus currículos vários MBAs, pós-graduações e cursos de aperfeiçoamento. Este modelo de gestão adotado com foco nas pessoas, modernização da operação e aperfeiçoamento do controle de qualidade permitiu um crescimento sustentável mesmo diante de crises econômicas e oscilações do mercado imobiliário. 


PLANEJAR SEMPRE


E foi graças a esse pensamento exponencial e à inovação disruptiva que a construtora conquistou o mercado, ampliou seu leque de atuação e se transformou numa espécie de boutique da engenharia civil. Esta progressão natural, vale dizer, sempre esteve alinhada à preocupação de manter a qualidade e a identidade. 


Para isso tudo, gestão. Para cada processo, especialistas na área. Isso compreende os melhores arquitetos, os melhores projetistas elétricos, os melhores projetistas hidráulicos e assim por diante. “Nossa responsabilidade é executar o projeto com 100% de fidelidade. Para cumprirmos o que foi proposto, temos que ter os melhores profissionais do mercado”, ressalta Lora.


Com esta estratégia, veio a fidelização de parceiros de credibilidade e, principalmente, clientes. “Temos clientes que já estão em sua terceira obra”, afirma o engenheiro.  “Não se trata de entregar apenas tijolo sobre tijolo, mas imóveis com alma, projetos de vida”, continua.


LONGE DA POEIRA


Todo mundo sabe que cuidar de uma obra é um trabalho desgastante, porém, quando se tem gestão, a história é outra. Esqueça as lembranças comuns de quem já enfrentou uma construção ou reforma, como atrasos, falhas de planejamento e retrabalho, e acompanhe tudo sem estresse, longe da poeira. É isso mesmo que a Bastian e Lora faz: obras por administração.


Resumidamente, funciona assim: a construtora apresenta o cronograma e o orçamento, se responsabiliza pela compra de materiais e mão de obra, e, através de relatórios financeiros, prova tudo o que fez, porque fez, onde comprou, porque comprou, bem como qual foi o desembolso mensal e as previsões futuras. “A transparência é total”, diz Lora, reforçando a cultura e a filosofia da empresa, cuja missão, visão e valores continuam os mesmos. “Às vezes parece óbvio falar de honestidade, integridade e foco no cliente, mas assim como a credibilidade de uma marca é construída aos poucos, ela também pode ruir por completo se um destes pilares desabar”.


CAPACIDADE DE OUVIR


Ouvir, ouvir e (mais uma vez) ouvir. Escutar a equipe, os clientes e os fornecedores é outro segredo. “Incentivamos os funcionários a serem proativos e contribuírem com ideias e sugestões. Esta liberdade para falar é fundamental e reflete não apenas lá no final da obra, mas no bom ambiente de trabalho”. 


A valorização profissional vem na esteira de tudo isso. A humanização do canteiro de obras é um exemplo. De vez em quando, a equipe é surpreendida com alguns “mimos”. Outro costume, até mesmo para ter controle dos processos, é escrever os nomes dos pedreiros no reboco da parede. Simbolicamente, isso também é um reconhecimento ao trabalho de toda a equipe.  Eis aí o grande legado da Bastian e Lora, o de pertencimento. “No futuro, queremos que os filhos e netos destas pessoas sigam trabalhando com a gente. Da mesma forma, queremos que nossos filhos e netos sintam orgulho de nossa história”.


COMUNICAÇÃO AFETIVA


“A cidade cresceu, meninos viram homens. A cidade cresceu e ela não vai parar. Estamos todos crescendo”. Este trecho do primeiro curta-metragem produzido em 2015 é a síntese de como a Bastian e Lora enxerga a sua terra, o seu chão. De uma maneira comovente e artística - aliás uma marca de toda a sua comunicação -, vem criando vínculos com gerações passadas e futuras, cumprindo o seu papel social e deixando a sua marca impressa na história da cidade.  A cidade que pulsa, a cidade que se apoia no passado, mas ousa progredir, sempre.


O CASE UNIVEL


Se o grande mérito da Bastian e Lora foi definir claramente o que ela queria ser, quais seus valores e seu público-alvo lá em 2010, outro grande aliado foi o tempo que possibilitou um amadurecimento e uma base sólida para administrar melhor suas demandas.


Sem esta expertise, não seria possível entregar uma obra como o Centro Tecnológico da Univel, com 5 mil metros quadrados, em 12 meses. Pela envergadura da edificação, a estimativa inicial era de no mínimo dois anos. “Tínhamos um prazo curtíssimo e buscamos a melhor forma de fazer, contratando profissionais altamente capacitados. É um case de sucesso, resultado de toda a nossa trajetória”.


A alegria de construir um bloco destinado às engenharias e à arquitetura, com mestres e doutores acompanhando a obra, só reforça a crença de todos que vestem a camisa Bastian e Lora: respeito ao cliente.


Texto Rejane Martins Pires 

Foto(s) Bruna Scheidt

Publicado em 18/04/2019

Categorias

Facebook

Twitter

Acompanhe, curta, compartilhe