COIC debate formação de preços em projetos industriais e corporativos

A Comissão de Obras Industrias e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) – antigo Fórum das Empresas Prestadoras de Serviços – realiza no próximo dia 3 de abril, das 9h às 17h15, no auditório da FIEMG, em Belo Horizonte/MG, o Workshop BDI: Nivelando conhecimento sobre formação de preços em projetos industriais e corporativos.

O evento vem despertando o interesse de participantes de vários estados do País, tanto pela iniciativa da COIC quanto pelos assuntos que serão tratados. 

Inovação como caminho para as empresas e para o sucesso de seus projetos

Formação de preços como etapa determinante para o sucesso dos projetos

BDI Visão do Contratante

Nova versão da Cartilha de BDI da CBIC/Sinduscon-MG

Atualmente, há uma compreensão rasa e incompleta sobre formação de preços e a composição do BDI, o que pode levar a julgamentos equivocados em análises de composição de preços de obras industriais.

“A COIC veio preencher um espaço que a tempo precisava ser ocupado. Os contratos desse segmento possuem algumas características distintas dos demais tipos de obras e merecem uma atenção à parte, por impactarem diretamente à execução e à formação de preços”, comemora o vice-presidente e coordenador de comitês do Sinduscon-Oeste/PR e proprietário da Construtora Bastian e Lora, Ricardo Lora, que atua no mercado de obras comerciais, industriais e residenciais no Paraná e já confirmou presença para o evento.

“Normalmente, os empreendimentos industriais e corporativos são altamente complexos, com prazos exíguos, exigências em segurança e qualidade, que estão bem acima das demais obras. O evento será um grande momento para tirar dúvidas sobre como se chegar a uma formação de preços com a maior assertividade possível para ser competitivo e, ao mesmo tempo, não correr riscos em custos indiretos não previstos”, ressalta o diretor comercial da Fortes Engenharia, do Espírito Santo, Ricardo Abrahão Neto.

 Muitos participantes acompanharão o evento também com o objetivo de absorver conhecimento técnico e disseminar as informações em suas localidades.

Na avaliação dos inscritos, a disseminação dos critérios de cálculo de BDI pode minimizar conflitos comerciais.

“A falta de conhecimento na formação de preços atinge diretamente a relação contratada/contratante, mas reflete também em todo nosso mercado nas relações de concorrência. BDIs super/subestimados trazem grandes probabilidades de insatisfação nas relações comerciais e até mesmo podendo chegar às obras inacabadas e/ou construtoras fechando no vermelho”, menciona Ricardo Lora.

Categorias

Facebook

Twitter

Acompanhe, curta, compartilhe